Essa foi a pergunta que me atormentou a semana toda. Atormentar não é bem a palavra, porque eu já sabia que iríamos mal no quadro de medalhas, mas não tem outra palavra pra descrever isso.
Perdemos no futebol masculino ridiculamente (da Argentina? Como assim?), nossos ginastas capotaram a torto e direito, descobriram cavalo do hipista [sucker sport] dopado, apanhamos no judô feminino e masculino, enfim... Só o nadador just-in-time Cielo pra nos tirar a inhaca de zero medalhas de ouro.
Agora, a resposta da pergunta do post: Porque não acreditamos no esporte.
Sim, porque o brasileiro se torna esportista nas Olimpíadas, nas Copas, nos Pan-Americanos, e afins, mas 99,99% do tempo esquece que existem atletas entre nós. O brasileiro tem mania de acreditar no milagre, da ascenção de onde não se tem nenhuma esperança, ou da vitória certa em alguma coisa. Mero engano. Esporte é preparação, apoio, incentivo e tudo mais. Ninguém ganha numa competição contra todo o mundo só porque "Deus é brasileiro".
E como o Brasil perdeu no feminino para os Estados Unidos, num jogo onde as nossas garotas suaram sangue pela vitória, não vai haver revolução. Não vão criar um Brasileirão feminino televisionado. Não vão incentivar o futebol feminino. Nem mais nenhum outro esporte. Pra que incentivar esportes que não nos deram medalhas de ouro? É um ciclo vicioso.
O dia que o Brasil aprender com o exemplo dos EUA da educação e esporte junto, talvez teremos mais sucesso fora daqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário