Hoje resolvi fazer uma reflexão sobre o fenômeno da internet que é esse complexo que começou como apenas mais um site de busca entre milhares.
Surgiu da idéia de dois então doutorandos Larry Page e Sergey Brin, da Universidade de Stanford, no século passado ou mais especificamente: 12 anos atrás. O nome Google foi escolhido por causa da expressão googol, que representa o número 1 seguido de 100 zeros, para demonstrar assim a imensidão da Web. A idéia original é aquela que ainda está aí: um buscador que dirige diretamente ao que você quer, sem distrações extras. Os links que o site dispõe quando uma busca é realizada são mais filtrados. Não aparece qualquer coisa só porque tem a palavra no meio do hipertexto. E também é muito mais rápido na realização da busca em relação aos concorrentes.
No Brasil o fenômeno começou devagar. Como na transição do ICQ para o MSN Messenger, a transição do brasileiro de seus velhos buscadores como o Cadê? para o pequeno pimpolho Google foi lenta. Mas, de repente, buscar na internet se resumia a Google, e Google virou sinônimo de pesquisa. Aos mais apaixonados, existe até o verbo "Googar", que é auto-explicativo.E daí pra frente, o Google só cresceu. Temos Google Imagens, Maps, Docs, Groups, News, Video, Answers, fora YouTube, Orkut, Blogger... Estamos cada vez mais dependentes dele. Ou você conseguiria se virar com mapas mais fácil que com o Google Maps? Veria vídeos de todas as nações englobados num só site como no YouTube (adquirido pelo complexo Google recentemente)? Teria um email mais simples e eficaz que o Gmail? Se relacionaria num site mais popular que o Orkut (no Brasil)? Faria buscas em que outro site? Pelo menos eu já não consigo mais me ver se essas ferramentas, e perder tudo isso seria apagar minha vida virtual. Google é um vício. Uma mania mundial. Inevitável e sem saída.
Pareço puxa-saco dela, né? Um pouco, talvez, mas tem gente pior. Eu apenas admiro essa empresa, pois ela contribui para um futuro da internet mais bonito, mais limpo. Ou você paga por algum desses ótimos serviços? Ou as propagandas que ele faz conseguem irritar você tanto quanto a de outros sites por aí? E mesmo silenciosamente, só se ouve do Google crescendo. Nada de crises estouradas.Recentemente [?] ouvi e vi boatos de um Google de sistema operacional para PC. Aguardei curioso, mas a notícia virou fumaça. Será que um dia surge o Googlindows? Googlinux? Googletosh?
Ah, pra quem não sabe, dá para se buscar MP3 pelo site também. Usando este link, você, mudando a palavra entre aspas (eu pus System of a Down por mera questão estética e preferencial), você pode adquirir músicas de outros sites, diretamente de seus bancos de dados. Não estou incentivando a pirataria, estou apenas mostrando mais uma possibilidade que o nosso garotão nos dá.
Não sei se é bom ou ruim, mas estamos à beira de um monopólio. E enquanto esse complexo Google Inc. estiver nas mãos corretas, estaremos bem.
domingo, 6 de julho de 2008
Don't know me? Google me.
Postado por
Digo
às
6:23 PM
Assinar:
Postar comentários (Atom)
õ_o
ResponderExcluirUé... Cadê os posts revolucionáriosfuckbushandallunitedstates?
Cara, fazia uma síntese que era melhor...
>_> Mesmo assim pouca gente sabe que que é a Google, só sabe que usa o serviço dela para abrir o orkut...
Além do mais, o incômodo não é a Google por enquanto, tem que se ficar de olho para ver se a Microsoft vai comprar a Yahoo!...
POr enquanto a Google vai num Flawless Victory em cima das duas, mas se as duas se juntarem pode dar uma certa concorrência... Aí vai fuder para os usuários...
No começo vai ser bom, elas vão estar empenhadas em criar coisas umas melhores que as outras, mas depois vai ser pura competição, e não terá mais a preocupação em criar coisas que agradem os usuários, mas sim, criar serviços que superam o do concorrente.
Acho que enquanto a Google for a mais utilizada é melhor.
O que falta é a Google lançar um serviço de telefonia descente, aí ninguém precisará da Telefonica (Y)
O que falta é a Google lançar um serviço de telefonia descente, aí ninguém precisará da Telefonica (Y)
ResponderExcluirConcordo plenamente O_O
Net discada de satélite *-*
ResponderExcluirA compania tem um projeto que se baseia numa central única de servidores, que teriam todos os arquivos de todos os computadores de todo o mundo.
ResponderExcluirNo caso, os computadores serviriam apenas para acessar essa rede.