quarta-feira, 28 de maio de 2008

Eu bebo sim, e tô vivendo! Tem gente que não bebe e tá morrendo!

Caro leitor! Antes de tudo eu agradeço imensamente a participação em peso com comentários aqui no blog!!! (bom, valeu, panda)

Here we go.

Estava eu a ler a minha querida página inicial (UOL), e a notícia que me bate de cara: "Preço do arroz sobe 12% (...)" (Fala também sobre inflação, mas deixemos essa parte para outro post). Hum, doze porcento. Quer dizer que se custava 10 reais, agora vai para 11,20. Que bacana, que maravilha! O treco que todo brasileiro come todo dia, com seu comum feijão e bife, agora vira produto de luxo.

Essa não foi a primeira alta do arroz nos últimos tempos. Ou seja, além do que já estava alto, aumentou mais. Mas vou parar de alarde com a notícia e mostrar qual o motivo maior por trás disso tudo.

Lembre-se que o grande agricultor é, normalmente, um cara rico, esperto, que costuma acabar com florestas para aumentar os lucros. Se ele corta florestas por dinheiro, por que não mudar as culturas de suas terras para uma mais lucrativa? Daí que vem a febre da cana-de-açúcar. Planta proveniente do sudoeste asiático, cresce do clima mais quente ao mais frio, ocupa pouco espaço, e tudo mais que todo macroagricultor sempre sonhou.

E agora todo mundo quer plantar cana, todo mundo compra cana, todo mundo consome cana, de uma forma ou outra. Ou vai falar que você nunca ingeriu açúcar, nunca andou num carro a álcool (ou totalflex), nunca tomou aquela "garapa" nota dez, ou nunca bebeu uma fabulosa brazillian cachaça? Poisé, a mais famosa Saccharum do mundo em nossas vidas!*

Sacou meu raciocínio? Terra + Grana + Garantia + Mão de Obra Barata. Aí, que faz? Larga tomate, larga arroz, larga feijão! Vamos plantar soja e cana!

Resultado? Êêê... sobe o básico! Pior ainda, sabe o que é? O Governo incentiva essa merda. "Oba, oba, somos os maiores cultivadores de cana do mundo!".

Aha! Tive uma idéia! Ao invés de alface: folha de cana; ao invés de carne: bagaço de cana; ao invés de batatas fritas: gomo de cana frito; ao invés de feijão...! É, não dá.

Bom, desisto. Melhor deixar esse negócio de fome para lá. Economize mais 2 reais da sua renda para pagar o aumento da cesta básica, e cale a boca.

*Ah, só mais um detalhe: estão inventando plástico de cana.

Um comentário:

  1. >_> Assim faz parecer que só eu que leio seu blog...

    ¬¬' Aff... Essa hitória aí da cana tá foda... Daqui a pouco os alimentos básicos irão ser o mesmo preço que uma compra exagerada de mercado hoje em dia...

    ResponderExcluir