quinta-feira, 24 de abril de 2008

15 minutos

É, postando diretamente do centro de obtenção de conhecimento, no qual curso uma modalidade da área de tecnologia da informação. Vamos lá.

Você acredita em horóscopo? É daqueles que lê sempre, lê quando dá, lê quando aparece na sua frente, lê e ignora, ou dos que não lêem mesmo?

É que hoje estava se discutindo, na minha classe, se era válido tal tipo de cultura de conhecer ou prever o futuro. Para não deixar nas entrelinhas, já pesquisei muito (ou o suficiente) sobre as coisas que desconheço de onde vem, e tenho lá minha pequena crença. Não naqueles diários, que se amontoam todos os dias em diálogos inúteis sobre um dia comum, mas sobre você já pré-programado pelo dia que nasce.

Alguns exemplos:

Para o horóscopo comum, sou de Peixes. Concordo com 90% ou mais das características pré-supostas para mim. Estranhamente assustador se identificar com uma coisa que não foi você que escreveu.

Para numerologia, meu número é 7. 7 dias da semana? Sou o sábado! Meu ano atual, em 2008, é 1. Ano do recomeço. E ano do rato no horóscopo chinês.

Aliás, no chinês sou Cavalo, e não tenho nem um pingo de cavalo nas características. Tou muito mais pra Cachorro...

Resumindo: eu nasci no dia certo, no mês certo, mas no ano errado!

Imagina se eu tivesse nascido outro dia? Todo horóscopo erraria!!! Nuss que viagem.

Já se passaram meus quinze minutos, valeu aí a discussão mono-opinada!

Qualquer coisa comenta aí.

Té mais!

sábado, 12 de abril de 2008

Versos Vagos

Um folha
Verde.
Presa à árvore
Chacoalha.
O vento de brisa insiste
A folha foge.

E penso comigo
Como pode
Folha tão banal assim.
E logo desiste
Para encontrar seu fim.

Um galho
Seco.
Morto, moribundo,
Já nem frutos dá.
O solo é seu desejo
Mas de cima não sairá.

Comigo penso de novo
Que infelicidade dá
Querer ir para um lugar
E lá não poder estar.

E a árvore
Sem desejos fica
Como anos atrás.
Para que se mover
Se está bom onde está?

O vento de brisa insiste.

sexta-feira, 4 de abril de 2008

Tá esquentando pra nós. É nossa culpa?

Ah, o Aquecimento Global.

Não tem tema mais cansado e manjado hoje que o Aquecimento Global. Esse e o Efeito Estufa tão na boca dos intelectuais e dos cientistas. A coisa está mudando, sim, mas de quem é a culpa? Não vou decidir nada pra você, vou tentar mostrar os dois pontos de vista (lógico, não existe informação imparcial, então eu vou puxar um pouco da sardinha para o que eu acredito) sobre o aumento da temperatura na Terra.

O lado principal: a culpa do homem.

Não há quem freqüentou a escola há pouco que não tenha sido buzinado pelo jargão "vamos parar de poluir o ar". É certo, a maioria dos cientistas hoje avaliam o Aquecimento Global, os famosos dois mil e quinhentos cientistas do IPCC (Painel Internacional de Mudanças Climáticas) incluídos, como um resultado do que o homem anda mandando lá pra cima, e eu não estou falando de foguetes. É o CO2 (dióxido de carbono) culpado nesse estudo. Mas quem lança CO2? Quem minera, refina, molda, fabrica, compra, vende, queima e joga fora, nesse mundo?

Ainda nela, se diz que em poucos anos a temperatura da Terra vai subir em alguns graus. Já estamos sentindo os efeitos. Ou você não percebeu que faz tempo que no verão não faz só calor, e no inverno não faz só frio, que as estações estão com os inícios e fins trocados, plantas crescendo e aflorando esporadicamente, ursos polares morrendo por causa do derretimento das geleiras, e etc?

Com certeza a nossa contribuiçoã é válida, e perigosa. Entre 2000 e 2006, a média foi de 4,1 bilhões de toneladas de carbono por ano no atmosfera. Bilhões! Como isso não faz diferença? Tudo que é desequilíbrio a Terra responde, e está aí o resultado.

Imagine que um peixe viva em águas rasas. Ele está lá, tem todo seu ambiente de vida, todo aquele miniecossistema, vivendo em harmonia. Então, vem uma forte onda e bate naquela área. E outra. E mais outra. Cada vez mais forte. Cada vez mais destrutiva. O peixe sempre viveu em águas rasas. E agora, como se virar nas profundas? No caos? Ele entraria em pânico, e talvez perdesse toda noção de como sobreviver. A Terra é o peixe, e a onda somos nós.

Estamos batendo de frente com um sistema que funciona perfeitamente há anos e anos (não diria bilhões, pois há discordâncias religiosas, mas o fato é que realmente são muitos anos).

O lado "herege": a culpa de ninguém.

Alguém aí já ouviu falar do documentário do Al Gore, não? "Uma Verdade Inconveniente"? Pode não ter visto, mas se pelo menos é pouco informado sabe que é um documentário premiado que segue a linha da culpa do CO2 e dos grandes danos que causamos enquanto nos desenvolvemos dessa forma brutal para a Terra. Certo, esse é o lado que citei acima.

Mas e o "A Grande Farsa do Aquecimento Global", você já viu? É um documentário que foi produzido por um canal de TV britânico. Mas não foi exibido em mais nenhum canal da TV, e isso fez com que seu modo de propagação fosse o atual melhor caminho da informação (verdadeira ou falsa): a Internet.

A idéia principal deste é que toda a ideologia do Aquecimento Global é bobeira, que ninguém pode provar se isso ou aquilo afeta o Efeito Estufa. Que o IPCC, controlado e sendo uma subdivisão da ONU, é político e que essas decisões e dados mostrados são grandes farsas montadas para manter um sistema de bloqueio ao desenvolvimento dos países emergentes e subdesenvolvidos.

Também, que o "AG" se tornou uma religião: quem acredita está certo, e quem não, é uma espécie de herege. Que o AG também é uma indústria de empregos, e se for desmascarado levaria a um desemprego em massa.

Além disso, comparam esse fenômeno atual ao de outros milhares/milhões de anos, como a Era do Gelo, ou tempos dos dinossauros, onde o clima era muito diferente do atual. E por mais estranho que nos soe, dizem que houve uma Pequena Era do Calor na época medieval, e uma Pequena Era do Gelo no século 14, na Europa. Mais: que na época medieval se construíram grandes e belas obras arquitetônicas; resumindo: a nova Pequena Era do Calor seria um bem para a arte, e prosperidade para todos.

Deve-se destacar que este vídeo é extremamente extremista (com o perdão do exagero). Não se mostram as grandes queimadas nos pulmões da Terra, nem fumaças saindo das enormes e sujas chaminés das indústrias. Apenas a linda, lisa, bela e lângüida delícia do consumo humano.

Agora eu faço algumas perguntas e queria saber a resposta:

  1. Por que seria a ONU uma organização política que prega a culpa no CO2 por interessses próprios, se o país mais culpado sempre é o Estados Unidos da América, onde fica sua sede?
  2. Não seria político também afirmar que tudo é uma farsa para manter seu modo econômico de ser e continuar com seus lucros, ao invés de pensar no futuro da Terra?
  3. Os mamutes não tiveram escolha, estavam adaptados àquele sistema frio, a Era do Gelo acabou e foram dizimados. Deixaremos nós também desaparecermos? Fechar os olhos e deixar a coisa continuar assim, porque nada foi comprovado?
  4. Como assim? Como os ursos polares não foram afetados pois se adaptam ao clima, como disse um dos homens nesse documentário?
  5. Se nós não tentarmos reverter o problema dessa forma, diminuindo o CO2, de que outra mais? Quem mais, além de nós?
Assista os dois documentários, e tire sua própria conclusão.

A Grande Farsa do Aquecimento Global (parte 1/9 - YouTube)
Uma Verdade Inconveniente (torrent e legenda)

Escolha um lado. Se não escolher, vai estar do lado da culpa de ninguém, involutariamente.

Não quero lavar a mente de ninguém. Só tome cuidado com o que absorver ou não de tudo que assiste. Eu simplesmente achei pura ignorância o Farsa, pois, mesmo havendo certos fatos verdadeiros, o absurdismo de certas afirmações e encaminhamentos são cômicos e acalmantes demais.

Não se esqueça de assistir! Ou vai entrar para a fila dos moralistas desinformados...

Até a próxima!